Bolo de Laranja Vegano

Hoje ia receber a visita da minha avó, minha tia com marido e meu pai. Fiz um pão de aveia, uma pastinha de atum (com ricota e azeite no lugar da maionese) e queria fazer um bolo de laranja bem rapidinho, daqueles simples. Qual não foi minha surpresa e tristeza quando constatei que não tinha ovos! 😦

Rapidamente fui ao Oráculo (Google) e encontrei uma receita de bolo de laranja sem ovos. Foi aprovadíssima por todos. Quando eu dizia que não levava ovos, era a mesma pergunta: “Não tem ovo??!!”

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo (coloquei 1/2 de farinha integral)

1 e 1/2 xícara de açúcar

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 pitada de bicarbonato em pó (não usei)

1 xícara e 1/2 de suco de laranja

1/3 de xícara de óleo

Glacê de Laranja (não fiz)

1 xícara de açúcar branco

1/3 de xícara de suco de laranja

Modo de fazer

Peneire e misture, numa vasilha, todos os ingredientes secos. Depois, junte a eles os ingredientes úmidos e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. (OBS: Fiquei com preguiça e bati na batedeira).

Coloque numa forma média, untada, e leve para assar em forno na temperatura 180ºC por cerca de 35 minutos, ou até o centro do bolo ficar seco.

Para fazer o glacê de laranja misture os ingredientes numa tigela, não é preciso levar ao fogo. Caso seja necessário use um pouco mais de suco para umidificar. Espalhe o glacê na superfície do bolo ainda morno.

Fonte: Blog A Delícia de Viver o que Acredita (que por sua vez mencionou como fonte o livro “Cozinhando sem crueldade” – Ana Maria Curcelli)

Leave a Reply

